Setembro Amarelo

Como abordar o tema?

A campanha ‘Setembro Amarelo’ é organizada desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina. Sendo assim, ela tem o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio e a importância de cuidarmos da saúde mental. 
Diversas empresas, ONGs e instituições participam da campanha com ações relacionadas ao tema. No caso das escolas, esse tipo de conscientização é de extrema importância. 
Segundo uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde, um quarto dos jovens entre 18 e 24 anos já considerou o suicídio nos últimos 30 dias. Por isso, o assunto  torna-se cada vez mais delicado e necessário dentro e fora do ambiente escolar.

Nesse sentido, a campanha Setembro Amarelo é uma oportunidade valiosa para  abordarmos a necessidade de falarmos sobre nossas emoções diariamente.

Muitas crianças e adolescentes enfrentam questões que interferem na saúde emocional e podem gerar danos irreversíveis se não forem analisadas. 

Os casos mais comuns envolvem abusos em casa, violência doméstica, pais ausentes ou agressivos, dificuldades financeiras, falta de diálogo dentro de casa, mortes na família, divórcio, entre outros. 

O olhar atento para a situação de cada aluno é importante porque nem sempre eles se sentem à vontade para expressar suas dores ou sentimentos. 

Sendo assim, antes de qualquer coisa é necessário estabelecer uma relação de confiança e escuta. 

Os primeiros sinais a serem observados no comportamento quando algo não vai bem incluem:

* Falta de interesse pelos estudos;
* Medo ou receio de ir para a escola;
* Isolamento;
* Crises de choro ou raiva;
* Queda no rendimento escolar;
* Dificuldades na fala ou na comunicação;
* Impulsividade;
* Insegurança;
* Baixa autoestima;
* Alterações no sono e excesso de sonolência nas aulas;
* Falta de responsabilidade com as atividades escolares;
* Conversas e interesses sobre morte.

Em algumas situações, o jovem vai precisar de acompanhamento médico, terapia e muito acolhimento familiar para superar as fases difíceis da adolescência. Por isso, é importante reforçar que: agir salva vidas! Para conferir outras informações e materiais sobre o Setembro Amarelo, basta acessar o site oficial da campanha AQUI

❤💙💛
_____
"Onde o OBJETIVO do futuro se faz Hoje"
Colégio Objetivo Peruíbe
🥇 Escola Referência de Peruíbe
👶 Ed. Infantil
👧 Ensino Fundamental
👨 Ensino Médio

#objetivo #objetivoperuibe #ensinomedio #voltaasaulas #ensinofundamental #educacaoinfantil #SETEMBROAMARELO

© Todos os direitos reservados 2021